CBGPL 2022

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA OS 04 DIAS DE EVENTO

oRGANIZAÇÃO
pmi_chp_logo_minas_gerais_brazil_hrz_wht
pmi_chp_logo_bahia_brazil_hrz_wht

Belo Horizonte (BH), Minas Gerais

08 de julho, sexta-feira

Agilidade em Processos

As empresas investem cada vez mais em iniciativas para melhorar a gestão de seus processos com objetivo de reduzir custos, realizar entregas no prazo e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Para alcançar estes objetivos, a gestão ágil de processos se baseia em realizar uma gestão de processos de forma mais iterativa, eficaz e eficiente, tornando possível a entrega em pequenos ciclos parciais para que o cliente possa usufruir dos resultados o mais breve possível.

Ao realizar entregas mais breves e contínuas, aumentamos a satisfação e percepção de valor agregado aos clientes. O desafio está em como aplicar as práticas da agilidade no ciclo gestão de processos e é exatamente isso que você aprenderá neste treinamento completo sobre liderança na agilidade de processos.

CONTEÚDO: Contextualização sobre Processos de Negócio
1.1 Agile Mindset
1.2 Agilidade Organizacional
1.3 Definição de processos de negócio
1.4 Tipos de processos de negócio (processos-chave, processos de suporte e processos gerenciais)
1.5 Elementos do processo
1.6 Identificando a Cadeia de valor
1.7 Desafios no Levantamento e

Modelagem de processos
Ciclo de Gestão BPM Ágil
2.1 Gestão de Processos de Negócio
2.2 Ciclo BPM
2.3 Levantamento, Modelagem da situação atual (AS-IS) e Validação dos processos
2.4 Executar ou Implantar processos
2.5 Monitorar processos
2.6 Métricas de processos
2.7 Analisar e melhorar processo (TO-BE)

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Treinamento imersivo; Dinâmico; Experiências práticas

Trabalho Remoto em Equipes – Workshop Pocket

O Workshop tem o objetivo de conectar as organizações e profissionais com a realidade dos times distribuídos, para que cada um possa descobrir como colaborar e desempenhar melhor o trabalho em conjunto e de forma remota, aprender na prática com diversas abordagens, ferramentas e técnicas que possam ser empregadas para gerar confiança e trabalhar produtivamente de qualquer lugar.

O Workshop tem o objetivo de conectar as organizações e profissionais com a realidade dos times distribuídos, para que cada um possa descobrir como colaborar e desempenhar melhor o trabalho em conjunto e de forma remota, aprender na prática com diversas abordagens, ferramentas e técnicas que possam ser empregadas para gerar confiança e trabalhar produtivamente de qualquer lugar.

É baseado no Livro “Work Together Anywhere: A Handbook on Working Remotely” das autoras Lisette Sutherland e Kirsten Janene-Nelson. É resultado de anos de experiência e inúmeras entrevistas a especialistas e organizações de sucesso nas áreas de trabalho remoto e de times distribuídos.

Olhando para os Gerentes de Projeto do Presente e do Futuro

Como a associação líder em gerenciamento de projetos, o grande objetivo do PMI é capacitar as pessoas para tornar ideias realidade. Megatendências globais — como a crise climática, a pandemia de COVID-19, além de movimentos civis, cívicos, de igualdade e inclusão — estão remodelando drasticamente o nosso mundo, levando a uma proliferação de projetos e ampliando a necessidade de que todos os changemakers tenham habilidades de atuar em projetos. Damos as boas vindas a Ricardo Triana, PMI Fellow, Diretor Executivo para a América Latina no Project Management Institute, a associação profissional líder para profissionais do gerenciamento de projetos. Ricardo trará suas percepções sobre a estratégia do PMI no Brasil sob a perspectiva da ampliação do nosso impacto através do envolvimento de changemakers de 5 à 105 anos em nosso ecossistema, onde a força da juventude é um ponto crucial para potencializar nosso alcance. Ricardo abordará também o compromisso do PMI em expandir seus horizontes através da oferta de produtos e serviços aos changemakers de todas as idades, sem esquecer da comunidade existente de profissionais de gerenciamento de projetos.

Business Agility Inception: Um processo de diagnóstico colaborativo para apoiar mudanças organizacionais

Muitas empresas estão buscando por transformações ágeis e digitais através da adoção de métodos e formação de SQUADS. Ou de apoios consultivos que ignoram a complexidade dos sistemas organizacionais. Para apoiar na criação do MVPA (Minimum Viable Plan To Action) visando mudança organizacional, Vitor Massari e Fábio Cruz desenvolveram o Business Agility Inception, um processo colaborativo de 5 dias, baseado em técnicas de Design Thinking, Teoria das Restrições, Distribuição Cognitiva e Sistemas Complexos.

Gestão de projetos socioambientais na prática: conceitos, ferramentas e casos de sucesso

A palestra inspira-se em obra recém publicada pela Editora Brasport intitulada Gestão de Projetos Socioambientais na Prática: Conceitos, Ferramentas e Casos de Sucesso. A palestra abordará o gerenciamento de projetos e seus respectivos modelos, os conceitos e ferramentas para o gerenciamento de projetos, falará sobre Objective and Key Results (OKRs) aplicado ao planejamento estratégico ágil de uma consultoria socioambiental, abordará a utilização do gerenciamento profissional de projetos na execução do Programa Básico Ambiental (PBA) de um empreendimento portuário de grande porte, tratará da experiência do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) na definição do marco lógico e indicadores para o monitoramento e avaliação do projeto executado como condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA, discutirá como o gerenciamento profissional de projetos contribuiu para o sucesso do Projeto Bom Uso da Água, implementado por um órgão governamental na Região Serrana do Rio de Janeiro e por fim abordará a transformação ágil que se encontra em curso no Núcleo de Gestão Integrada de Carajás (NGI Carajás), pertencente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), impulsionada pelo processo de agile coaching conduzido por Jamile Marques.

Gestão de Portfólio na Prática (Case Ultragaz)

A Gestão de Portfólio em empresas é um grande desafio. Aumento de times, de frentes de negócios e de produtos trazem complexidade ao ambiente e geralmente degradam a eficiência, removendo a visibilidade e dificultando o alinhamento estratégico. Essa apresentação mostrará nossa experiência durante a jornada de 2 anos de reestruturação da área de Governança de Portfólio de TI baseado em quatro pilares: Pessoas, Cultura, Processos e Ferramentas. Compartilharei os experimentos feitos, dificuldades encontradas, adaptações, os resultados e as mudanças que a Gestão de Portfólio trouxe para a organização no nível de times até o board executivo.

Como conduzir equipes hibridas inclusivas

A tecnologia permitiu que muitos funcionários que antes trabalhavam em escritórios passassem a trabalhar em casa ou em qualquer lugar à distância. À medida que o panorama geral do trabalho muda, muda a nossa forma de gestão das equipes. Para os gerentes e líderes que estão à frente dessas equipes remotas, bem como de equipes formadas por colaboradores remotos e presenciais, fazer a transição da liderança presencial para a virtual pode ser um desafio. Diversidade, Inclusão e Senso de Pertencimento são elementos fundamentais para engajar o time no trabalho. Junte-se a Mirelle Luz nesta palestra para conhecer os benefícios da diversidade e as maneiras pelas quais as organizações podem melhorar a diversidade e a inclusão em diferentes contextos culturais.

09 de julho, sábado

PMBOK Construction Extension: como gerenciar projetos de Infraestrutura e Capital

Muitos profissionais de construção já perceberam que seus projetos podem ser gerenciados de forma customizada e alinhada com o ciclo de vida da construção. O padrão PMBOK CONSTRUCTION EXTENSION (2017) é voltado a projetos de infraestrutura, capital e obras. Nesta palestra vamos apresentar sua estrutura, dicas e orientações para os gestores. São temas importantes sobre Pleitos (claims), Gestão Financeira, Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança de grandes empreendimentos.

Método Kanban e o KMM – Esteroides Naturais para a Gestão dos Seus Projetos

Muito mais que um quadro, o método Kanban é um corpo de conhecimento que se desenvolveu ao longo dos últimos 15 anos nas áreas de serviços e tem sido hoje usado em muitas empresas Brasileiras, tais como Riachuelo, MRV, UNIMED, C&A, Globo ou Petrobras para alavancagem de seus projetos e produtos digitais. Nessa apresentação, iremos mostrar através de casos reais como método Kanban pode alavancar e proteger os riscos dos seus projetos. Iremos explorar as práticas gerais do método Kanban para apoio na gestão de riscos, prazo, escopo, fornecedores, desempenho e até mesmo no apoio da previsibilidade de projetos. Finalmente, iremos mapear os exemplos para um corpo de conhecimento de mais de 150 práticas do Kanban, o modelo de maturidade organizacional chamado KMM.

Tendências e Práticas Ágeis de Planejamento, Gestão e Entrega

Venha saber as tendências e práticas usadas por dezenas de empresas que praticam agilidade em seu dia a dia.

Mostraremos o que diversas empresas vêm fazendo para fortalecer a cultura organizacional e evoluir suas abordagens ágeis. Você terá várias ideias e insights para melhorar a gestão e o desenvolvimento de pessoas da sua empresa. Você também verá diversas técnicas para planejamento, execução e entrega que poderá experimentar ou adaptar para as suas equipes.

Uma fazenda experimental e um propósito de uma startup no Agronegócio

“Viemos de família produtora e vivenciamos a importância da tecnologia para trazer liberdade e novas oportunidades para nós cafeicultores. Através de metodologias ágeis, conhecimento compartilhado e muita experiência #skininthegame, trazemos soluções para tornar o produtor a pessoa que, de fato, tem o controle do seu café!”

Nessa palestra, Iago Junqueira e Danielle Fonseca apresentam o caso da fazenda experimental e a abordagem de uma startup no Agronegócio. E vão além, discorrendo sobre desafios, sucessos e empreendedorismo. É um case real de como esses agentes de mudanças impactam social e economicamente!

Pare de Implantar Agilidade Imediatamente

Nesta palestra, vou lhe mostrar porque você deve parar de implementar agilidade imediatamente, e vou abordar os principais desafios que uma organização enfrenta durante uma transformação ágil e como as falhas podem ser evitadas. A simples adoção de métodos ágeis sem entender o que significa ser ágil não levará sua organização a uma transformação bem-sucedida. Além disso, essa mudança tem seus desafios e problemas que, se não forem abordados corretamente, inevitavelmente levarão a outra transformação fracassada e discursos sobre “Por que o Agile não funciona”. No dinâmico ecossistema de negócios atual, cercado por organizações mais ágeis e consumidores exigentes, as organizações devem trabalhar mais rápido e entregar mais valor. A transformação ágil promete exatamente isso. É por isso que a transformação ágil é necessária e se tornou a estratégia para muitas empresas. No entanto, a luta é real. Vamos falar dos principais desafios da agilidade organizacional, e porque algumas empresas tem falhado nesta mudança. Vamos apresentar algumas práticas simples que podem fazer sua eficiência e eficácia melhorar rapidamente, lhe tornando cada mais ágil.

Comportamento Organizacional

A palestra aborda os fatores que afetam o comportamento de uma organizacional. Principalmente do ponto de vista das pessoas. O que faz com que as pessoas compartem de uma maneira nas organizações e não de outro? Como mudar o comportamento de uma organização por meio do comportamento das pessoas? O foco da palestra é sobre comportamento, sobre times, sobre indivíduos e sobretudo sobre organizações.

Muito se fala sobre agilidade organizacional ou sobre agilidade de negócio e até conceitua-se isso como a habilidade de uma organização em se adaptar às mudanças.

Mas adaptar o quê? O que envolve essa adaptação? Quando se fala que uma organização precisa se adaptar às mudanças, do que isto trata?

A palestra do Gino Terentim tem uma abordagem no estilo de liderança e nas metas e indicadores dos times que participam da organização, além de considerar também outros fatores na estrutura organizacional para que se consiga adaptar a organização frente às mudanças.

Global Megatrends 2022

Today’s changemakers cannot operate in a vacuum removed from the world’s challenges. To be the most effective leaders possible, it’s imperative to develop an understanding of where the world is headed, what it means for organizations and where we can make a contribution. To meet the need for this broad global context, PMI offers its annual Megatrends report, evaluating long-term trends, research and industry data from around the world — and featuring firsthand perspectives from project professionals leading change now. We see six Megatrends emerging for 2022, all with the potential of continued impact on both business and society — from digital disruption to movements for equality that are reshaping every corner of the globe. Roberto Toledo will share highlights and actionable take-aways from these findings.

Propósito de Vida: como descobrir o seu?

Apresentarei o conceito de Propósito de Vida, os mitos envolvendo esse tema e o que facilita a descoberta do propósito. Vou guiá-los no seu processo de descoberta, através autoconhecimento, da empatia, da experimentação, da visão de futuro, do planejamento e de sustentação.
E quero conduzir atividades de reflexão e provocações para que as pessoas possam se aproximar da identificação do que tem sentido para suas vidas.

Teremos Carlos Silva Jr, Gino Terentim e Ana Carolina Shinoda debatendo sobre a agilidade nas organizações e seus desafios. Tudo isso, com mediação do Fernando Souza!

Projetos Vencedores – Como Criar e Vender Valor na Era da Inovação

A palestra Projetos Vencedores – Como Criar e Vender Valor na Era da Inovação é uma abordagem integrada de ferramentas práticas e de tendências para a geração e venda de valor. Mesclando conteúdo futurista, mágica e técnicas lúdicas, Daniel Bizon trará aos gestores uma visão incomum de como impactar o ser humano com ideias que vendem e transformam.

Salvador (SSA), Salvador

15 de julho, sexta-feira

Estruturas Libertadoras – Impulsione sua prática de Facilitação – Workshop Pocket

Estruturas Libertadoras são estratégias de Facilitação que promovem a participação ativa em grupos de qualquer tamanho e despertam um comportamento participativo e ágil, explorando à sabedoria e experiências do grupo.

As estruturas são projetadas para que o controle distribuído possa ser alcançado e inclua o maior e mais justo número de participantes na formação de ideias, conceitos ou os próximos passos a serem dados, são métodos poderosos e divertidos de inclusão de tomada de decisões e inovação.

Se você é um Scrum Master, Agile Coach, facilitador(a) ou agente de mudança, sem dúvida você estará interessado(a) em liberar e engajar todas as pessoas permitindo aos participantes serem instigados, expressarem suas ideias, opiniões e que tenham coragem para avaliar as situações que enfrentam durante o dia a dia.

Scrum eXperience

No Workshop Scrum eXperience o participante poderá compreender e praticar Scrum colocando em prática o que é preconizado no Guia Scrum por Jeff Shuterland e Ken Schwaber, habilitando o “ser ágil” e não apenas o “fazer ágil”. Vamos quebrar paradigmas e compreender porque as práticas erradas de Scrum minam a possibilidade de tornar o time e a empresa Ágil. O participante irá aprender de uma forma simples, leve e divertida o Scrum que é de Dificil Domínio.

Leading Successful Organizational Transformations

In the current VUCA world, transformation has become a constant. And the need for organizations around the world to be agile and responsive in the digital age is widely recognized, but executives are still struggling to execute transformation initiatives. We need to transform the way we transform organizations. With Brightline’s Transformation Compass, participants will learn how to avoid common pitfalls and ensure that their transformative initiatives are successful. The presentation will also cover the driving forces for transformations and how to bridge the execution capability gap.

Por que falham os projetos que tinham tudo para dar certo? Lei de Muphy?

Por que a NASA perdeu uma missão a Marte? Quais foram as falhas nas gestão que levaram ao afundamento do Titanic? Baseado no livro “Muprhy on projects”, aborda as dimensões que levam ao fracasso em projetos como na desde Julio Cesar e Napoleão até NASA, exército americano nos dias de hoje. Para apoiar na criação do MVPA (Minimum Viable Plan To Action) visando mudança organizacional, Vitor Massari e Fábio Cruz desenvolveram o Business Agility Inception, um processo colaborativo de 5 dias, baseado em técnicas de Design Thinking, Teoria das Restrições, Distribuição Cognitiva e Sistemas Complexos.

Gestão de projetos e resolutividade no setor saúde

A palestra abordará a trajetória da experiência de gestão de projetos no setor saúde em organizações da iniciativa privada / saúde pública e o alcance de resultados efetivos.

Como o Lean, Agile e Gestão 3.0 irão aumentar a entrega de valor?

Como é o ciclo de vida do produto na sua organização? Início>meio>fim? Esta palestra aborda como as organizações devem atuar para ter um desenvolvimento contínuo de produto: lidar com o Mundo VUCA & BANI, energizar pessoas, empoderar os times, alinhar a restrição, desenvolver as competências, escalar a estrutura e melhorar tudo. Tendo um ambiente centrado nas pessoas e orientado à inovação, colaboração e propósito, com práticas Lean e Agile: design circular, karma design, lean inception, design sprint, PBB e strategic inception. Inspecionar e se adaptar a mudanças com indivíduos e interações atuando em colaboração com cliente o valor entregue ao mercado aumenta e tornando as pessoas sensacionais.

Desenvolvendo Líderes e Equipes de Alta Performance

Performance e Produtividade hoje em dia não é mais só fazer gestão de tempo, rotina ou tarefas… É fazer a gestão de si mesmo, é entender como cada líder, cada membro da equipe funciona, é entender prioridades, fazer uma gestão colaborativa.
As empresas buscam por melhores resultados, onde muitos deles dependem de como seu time desenvolve seu papel e como os líderes entendem seu papel junto aos seus liderados. Conseguir envolver e motivar os colaboradores a alcançar os objetivos junto à empresa, requer engajamento, autoconhecimento e algumas táticas para garantir e/ou proporcionar certa medida de colaboração sólida e eficaz.
O objetivo desta palestra será despertar a importância do papel do líder e da equipe neste processo, destacando a importância do autoconhecimento e algumas ferramentas práticas para otimizar a produtividade e a performance. Segundo Gabriel Golf “Não adianta ter alta performance e ter resultados apenas 1 dia, é necessário buscar resultados todos os dias.”

16 de julho, sábado

Entenda na prática como priorizar portfólios, projetos e produtos com Agile Upstream Framework

Você é um Dono de Produto atuando como Product Owner, Business Owner, Product Manager ou até Gerente de Projetos e tem dificuldades ou problemas gerados por interferências nas priorizações que afetam diretamente os trabalhos, entregas e metas de seus Scrum Teams ou SQUADs?

Então está palestra irá te ajudar através da apresentação do Agile Upstream Framework (AUF). O AUF é um passo a passo para apoiar Donos de Produto, executivos, escritórios de projetos e suas organizações nas decisões e priorizaçōes estratégicas, contribuindo diretamente para o Business Agility através de um Framework Ágil para priorização e acompanhamento de Resultados de Portfólio.

Será um bate papo muito rico e cheio de práticas para você começar a entender como aplicar o AUF na sua empresa.

Da gestão estratégica à mentalidade estratégica em projetos

Nesta palestra Adilson Pize fará uma jornada com os participantes desde o que é, e como é composta a gestão estratégica de projetos, caminhando para uma reflexão coletiva sobre a necessidade de uma mentalidade estratégica desde o nível dos projetos, e quais as habilidades e competências necessárias ao gerente e membros das equipes dos projetos, para que as organizações alcancem, de fato, os resultados almejados.

Gerenciamento de Pleitos em Projetos de Infraestrutura e Capital: proposta do PMI para resolução de conflitos

Sabemos que o certo grau de incerteza dos projetos de infraestrutura certamente irão gerar mudanças e por consequente os pleitos serão apresentados para reequilibrar o contrato. O PMBOK CONSTRUCTION EXTENSION (2017), padrão do PMI, tem uma poderosa ferramenta para ajudar a identificar, qualificar, valorar, prevenir e resolver os chamados claims (pleitos) em obras de construção e projetos de capital. O objetivo da proposta é trazer cases utilizando essa ferramenta disponível a todos os gestores de projeto.

O Discplined Agile no PMO

O Disciplined Agile nos apresenta um incrível kit de ferramentas e opções para desenvolver a nossa forma trabalhar, ou melhor, nosso WoW – Way of Working, já presente no novíssimo triângulo de talentos do PMI®. Para os profissionais que atuam no PMO, o Disciplined Agile pode ser um fortíssimo aliado para o melhor entendimento do contexto da organização e para compreensão e escolha das opções mais adequadas. Vamos compartilhar cenários em que o DA pode fazer a diferença para PMOs e Gerentes de projetos.

Playfulness – Lideranças Criativas!

Playfulness é um convite à criatividade!

Playfulness é muito mais do que uma brincadeira.

É criar, atuar, tocar, encenar, jogar, agir e muitas outras coisas. Inspirada nos diversos significados da palavra play, a metodologia criada pelo psicólogo Lucas Franco Freire é uma resposta às incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento psicológico dentro e fora do mundo corporativo.

Powering the Future of Work through Projects

In an increasingly complex and fast-moving world, the nature of work is evolving. Against a landscape of accelerating disruption and technological change, the workplace is becoming increasingly agile and “projectized.” We will welcome Jennifer Tharp, Chair of the Board of Directors of the Project Management Institute, the world’s leading professional association for project professionals. Jennifer will share her perspective and actionable insights on the global trends impacting how work gets done – and the role that the PMI community is playing to prepare both individuals and their organizations to thrive in The Project Economy, including new offerings from PMI geared to help project professionals tackle increasingly complex challenges in a landscape of continual transformation.

Gestão de mudanças organizacionais e a gestão de projetos – casamento ou divórcio?

Abordar os temas sobre gestão de projetos e gestão de mudanças organizacionais, promovendo insights e questionamentos sobre a relação das duas áreas.

Ágil em projetos industriais – Um caso prático

Como alternativa ao gerenciamento em cascata, sistemática FEL, foi desenvolvido e aplicado um modelo híbrido, com aplicação de metodologia ágil na fase de FEL2. A palestra irá trazer um caso prático dessa aplicação e seus benefícios alcançados.

Adaptação organizacional

Organization Adaptiveness é a habilidade que uma organização adquire ao se adaptar. Mas o que envolve a adaptabilidade organizacional?

Muito se fala sobre agilidade organizacional ou sobre agilidade de negócio e até conceitua-se isso como a habilidade de uma organização em se adaptar às mudanças.

Mas adaptar o quê? O que envolve essa adaptação? Quando se fala que uma organização precisa se adaptar às mudanças, do que isto trata?

A palestra do Gino Terentim tem uma abordagem no estilo de liderança e nas metas e indicadores dos times que participam da organização, além de considerar também outros fatores na estrutura organizacional para que se consiga adaptar a organização frente às mudanças.

Parceiros e Patrocinadores

Aprendizados e conexões

Incentivamos o relacionamento entre pessoas e empresas que são interessadas nos assuntos de gestão, projetos e liderança, promovendo assim aprendizado, conexões duradouras e negócios.

Localização

Mercure (BH)

Av. do Contorno, 7315, Lourdes, Belo Horizonte – MG

CEP: 30110-047

Unijorge (SSA)

Av. Luis Viana, n. 6775, Paralela, Salvador -BA

CEP: 41.745-130

Capítulos do PMI no Brasil

Parceria

Patrocinadores Prata