Programação

Cabeçalho

 Agilidade em Processos

As empresas investem cada vez mais em iniciativas para melhorar a gestão de seus processos com objetivo de reduzir custos, realizar entregas no prazo e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Para alcançar estes objetivos, a gestão ágil de processos se baseia em realizar uma gestão de processos de forma mais iterativa, eficaz e eficiente, tornando possível a entrega em pequenos ciclos parciais para que o cliente possa usufruir dos resultados o mais breve possível. Ao realizar entregas mais breves e contínuas, aumentamos a satisfação e percepção de valor agregado aos clientes.

O desafio está em como aplicar as práticas da agilidade no ciclo gestão de processos e é exatamente isso que você aprenderá neste treinamento completo sobre liderança na agilidade de processos.

CONTEÚDO:

Contextualização sobre Processos de Negócio

1.1 Agile Mindset

1.2 Agilidade Organizacional

1.3 Definição de processos de negócio

1.4 Tipos de processos de negócio (processos-chave, processos de suporte e processos gerenciais)

1.5 Elementos do processo

1.6 Identificando a Cadeia de valor

1.7 Desafios no Levantamento e Modelagem de processos

Ciclo de Gestão BPM Ágil

2.1 Gestão de Processos de Negócio

2.2 Ciclo BPM

2.3 Levantamento, Modelagem da situação atual (AS-IS) e Validação dos processos

2.4 Executar ou Implantar processos

2.5 Monitorar processos

2.6 Métricas de processos

2.7 Analisar e melhorar processo (TO-BE)

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Treinamento imersivo; Dinâmico; Experiências práticas

 A pessoa que facilitará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre agilidade.

Olhando para os Gerentes de Projeto do Presente e do Futuro

Como a associação líder em gerenciamento de projetos, o grande objetivo do PMI é capacitar as pessoas para tornar ideias realidade. Megatendências globais — como a crise climática, a pandemia de COVID-19, além de movimentos civis, cívicos, de igualdade e inclusão — estão remodelando drasticamente o nosso mundo, levando a uma proliferação de projetos e ampliando a necessidade de que todos os changemakers tenham habilidades de atuar em projetos. Damos as boas vindas a Ricardo Triana, PMI Fellow, Diretor Executivo para a América Latina no Project Management Institute, a associação profissional líder para profissionais do gerenciamento de projetos. Ricardo trará suas percepções sobre a estratégia do PMI no Brasil sob a perspectiva da ampliação do nosso impacto através do envolvimento de changemakers de 5 à 105 anos em nosso ecossistema, onde a força da juventude é um ponto crucial para potencializar nosso alcance. Ricardo abordará também o compromisso do PMI em expandir seus horizontes através da oferta de produtos e serviços aos changemakers de todas as idades, sem esquecer da comunidade existente de profissionais de gerenciamento de projetos.

Business Agility Inception: Um processo de diagnóstico colaborativo para apoiar mudanças organizacionais

Muitas empresas estão buscando por transformações ágeis e digitais através da adoção de métodos e formação de SQUADS. Ou de apoios consultivos que ignoram a complexidade dos sistemas organizacionais. Para apoiar na criação do MVPA (Minimum Viable Plan To Action) visando mudança organizacional, Vitor Massari e Fábio Cruz desenvolveram o Business Agility Inception, um processo colaborativo de 5 dias, baseado em técnicas de Design Thinking, Teoria das Restrições, Distribuição Cognitiva e Sistemas Complexos.

Gestão de projetos socioambientais na prática: conceitos, ferramentas e casos de sucesso

A palestra inspira-se em obra recém publicada pela Editora Brasport intitulada Gestão de Projetos Socioambientais na Prática: Conceitos, Ferramentas e Casos de Sucesso. A palestra abordará o gerenciamento de projetos e seus respectivos modelos, os conceitos e ferramentas para o gerenciamento de projetos, falará sobre Objective and Key Results (OKRs) aplicado ao planejamento estratégico ágil de uma consultoria socioambiental, abordará a utilização do gerenciamento profissional de projetos na execução do Programa Básico Ambiental (PBA) de um empreendimento portuário de grande porte, tratará da experiência do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) na definição do marco lógico e indicadores para o monitoramento e avaliação do projeto executado como condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA, discutirá como o gerenciamento profissional de projetos contribuiu para o sucesso do Projeto Bom Uso da Água, implementado por um órgão governamental na Região Serrana do Rio de Janeiro e por fim abordará a transformação ágil que se encontra em curso no Núcleo de Gestão Integrada de Carajás (NGI Carajás), pertencente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), impulsionada pelo processo de agile coaching conduzido por Jamile Marques.

Gestão de Portfólio na Prática (Case Ultragaz)

A Gestão de Portfólio em empresas é um grande desafio. Aumento de times, de frentes de negócios e de produtos trazem complexidade ao ambiente e geralmente degradam a eficiência, removendo a visibilidade e dificultando o alinhamento estratégico. Essa apresentação mostrará nossa experiência durante a jornada de 2 anos de reestruturação da área de Governança de Portfólio de TI baseado em quatro pilares: Pessoas, Cultura, Processos e Ferramentas. Compartilharei os experimentos feitos, dificuldades encontradas, adaptações, os resultados e as mudanças que a Gestão de Portfólio trouxe para a organização no nível de times até o board executivo.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre transformação.

Captura de tela 2022-05-29 145437

PMBOK Construction Extension: como gerenciar projetos de Infraestrutura e Capital

Muitos profissionais de construção já perceberam que seus projetos podem ser gerenciados de forma customizada e alinhada com o ciclo de vida da construção. O padrão PMBOK CONSTRUCTION EXTENSION (2017) é voltado a projetos de infraestrutura, capital e obras. Nesta palestra vamos apresentar sua estrutura, dicas e orientações para os gestores. São temas importantes sobre Pleitos (claims), Gestão Financeira, Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança de grandes empreendimentos.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre liderança.

Pare de Implantar Agilidade Imediatamente

Nesta palestra, vou lhe mostrar porque você deve parar de implementar agilidade imediatamente, e vou abordar os principais desafios que uma organização enfrenta durante uma transformação ágil e como as falhas podem ser evitadas. A simples adoção de métodos ágeis sem entender o que significa ser ágil não levará sua organização a uma transformação bem-sucedida. Além disso, essa mudança tem seus desafios e problemas que, se não forem abordados corretamente, inevitavelmente levarão a outra transformação fracassada e discursos sobre “Por que o Agile não funciona”. No dinâmico ecossistema de negócios atual, cercado por organizações mais ágeis e consumidores exigentes, as organizações devem trabalhar mais rápido e entregar mais valor. A transformação ágil promete exatamente isso. É por isso que a transformação ágil é necessária e se tornou a estratégia para muitas empresas. No entanto, a luta é real. Vamos falar dos principais desafios da agilidade organizacional, e porque algumas empresas tem falhado nesta mudança. Vamos apresentar algumas práticas simples que podem fazer sua eficiência e eficácia melhorar rapidamente, lhe tornando cada mais ágil.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre transformação.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre Agilidade.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre estratégia e negócios.

Global Megatrends 2022

Today’s changemakers cannot operate in a vacuum removed from the world’s challenges. To be the most effective leaders possible, it’s imperative to develop an understanding of where the world is headed, what it means for organizations and where we can make a contribution. To meet the need for this broad global context, PMI offers its annual Megatrends report, evaluating long-term trends, research and industry data from around the world — and featuring firsthand perspectives from project professionals leading change now. We see six Megatrends emerging for 2022, all with the potential of continued impact on both business and society — from digital disruption to movements for equality that are reshaping every corner of the globe.  Roberto Toledo will share highlights and actionable take-aways from these findings.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre transformação.

As pessoas que participarão e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre Powerskills (habilidades).

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre liderança.

Captura de tela 2022-05-29 155139

O tema do Workshop e seu facilitador serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será com o tema técnico cascata (gestão tradicional).

O tema do Workshop e seu facilitador serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será com o tema agilidade.

Leading Successful Organizational Transformations

In the current VUCA world, transformation has become a constant. And the need for organizations around the world to be agile and responsive in the digital age is widely recognized, but executives are still struggling to execute transformation initiatives. We need to transform the way we transform organizations. With Brightline’s Transformation Compass, participants will learn how to avoid common pitfalls and ensure that their transformative initiatives are successful. The presentation will also cover the driving forces for transformations and how to bridge the execution capability gap.

Por que falham os projetos que tinham tudo para dar certo? Lei de Muphy?

Por que a NASA perdeu uma missão a Marte? Quais foram as falhas nas gestão que levaram ao afundamento do Titanic? Baseado no livro “Muprhy on projects”, aborda as dimensões que levam ao fracasso em projetos como na desde Julio Cesar e Napoleão até NASA, exército americano nos dias de hoje. Para apoiar na criação do MVPA (Minimum Viable Plan To Action) visando mudança organizacional, Vitor Massari e Fábio Cruz desenvolveram o Business Agility Inception, um processo colaborativo de 5 dias, baseado em técnicas de Design Thinking, Teoria das Restrições, Distribuição Cognitiva e Sistemas Complexos.

Gestão de projetos e resolutividade no setor saúde

A palestra abordará a trajetória da experiência de gestão de projetos no setor saúde em organizações da iniciativa privada / saúde pública e o alcance de resultados efetivos.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre agilidade.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre estratégia e negócios.

Captura de tela 2022-05-29 155205

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre agilidade.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre estratégia e negócios.

Gerenciamento de Pleitos em Projetos de Infraestrutura e Capital: proposta do PMI para resolução de conflitos

Sabemos que o certo grau de incerteza dos projetos de infraestrutura certamente irão gerar mudanças e por consequente os pleitos serão apresentados para reequilibrar o contrato. O PMBOK CONSTRUCTION EXTENSION (2017), padrão do PMI, tem uma poderosa ferramenta para ajudar a identificar, qualificar, valorar, prevenir e resolver os chamados claims (pleitos) em obras de construção e projetos de capital. O objetivo da proposta é trazer cases utilizando essa ferramenta disponível a todos os gestores de projeto.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre transformação.

A pessoa que palestrará e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre liderança.

Powering the Future of Work through Projects

In an increasingly complex and fast-moving world, the nature of work is evolving. Against a landscape of accelerating disruption and technological change, the workplace is becoming increasingly agile and “projectized.” We will welcome Jennifer Tharp, Chair of the Board of Directors of the Project Management Institute, the world’s leading professional association for project professionals. Jennifer will share her perspective and actionable insights on the global trends impacting how work gets done – and the role that the PMI community is playing to prepare both individuals and their organizations to thrive in The Project Economy, including new offerings from PMI geared to help project professionals tackle increasingly complex challenges in a landscape of continual transformation.

Gestão de mudanças organizacionais e a gestão de projetos – casamento ou divórcio?

Abordar os temas sobre gestão de projetos e gestão de mudanças organizacionais, promovendo insights e questionamentos sobre a relação das duas áreas.

As pessoas que participarão e o tema serão divulgados em breve. Mas já adiantamos que será sobre projetos sociais.

Adaptação organizacional

Organization Adaptiveness é a habilidade que uma organização adquire ao se adaptar. Mas o que envolve a adaptabilidade organizacional?

Muito se fala sobre agilidade organizacional ou sobre agilidade de negócio e até conceitua-se isso como a habilidade de uma organização em se adaptar às mudanças.

Mas adaptar o quê? O que envolve essa adaptação? Quando se fala que uma organização precisa se adaptar às mudanças, do que isto trata?

A palestra do Gino Terentim tem uma abordagem no estilo de liderança e nas metas e indicadores dos times que participam da organização, além de considerar também outros fatores na estrutura organizacional para que se consiga adaptar a organização frente às mudanças.