PM Talks – Ética e Compliance

Marlus H. Arns de Oliveira

O compliance como diferencial competitivo

Sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados

Marlus Arns de Oliveira é sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados. Doutor em Direito pela PUC/PR. Estudou Direito Penal em Georg-August Universität Göttingen, na Alemanha, e também na Universidade de Coruña, na Espanha. Realizou o curso internacional Business & Compliance na Barry University em 2016. Ex-Presidente da OAB Curitiba 2004-2006. Associado da ABA – American Bar Association. Associado da IABA – Inter-American Bar Association. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná; da Associação dos Advogados de São Paulo; do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Diretor Executivo do IBDPE – Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico.

Descrição da palestra:
Explicação da ferramenta de compliance no setor público e privado, bem como as vantagens competitivas que ela pode trazer. Compliance para pequenas, médias e grandes empresas. Compliance para o setor público e para licitações. Compliance como prevenção de atos ilícitos. A relação do compliance com a Lei 12.846/2013, conhecida como a Lei Anticorrupção, e com a Lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais. A nova norma ABNT NBR ISO 37001 para criação ou melhoria de um sistema de gestão antissuborno.

Dr. Carlos Fernando Lima

Ética e compliance

Procurador no MPF Equipe da operação Lava Java

Dr. Carlos Fernando Lima é Procurador Regional da República, lotado na Procuradoria Regional da República da 3º região em São Paulo. Atualmente atua na força-tarefa Operação Lava Jato, em Curitiba.[1] Ingressou, em 1995, como membro do Ministério Público da União (MPU), no cargo inicial de Procurador da República, conforme estrutura organizacional do Ministério Público Federal (MPF). Atuou também no caso Banestado, operação que investigou evasão de divisas no Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Moderador: Carlos Flesch


Atualmente Carlos Flesch é consultor empresarial, professor em cursos de MBA em diversas instituições, foi recentemente eleito como Conselheiro Fiscal do capítulo PR do PMI–Project Management Institute, e tem se envolvido com pequenas e médias empresas através da Amcham, sendo o atual presidente do Comitê Estratégico para PMEs.

Também recentemente tem se envolvido com o tema de Governança Corporativa, e é membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) desde 2014, e já participou de eventos, congressos e cursos, incluindo o de GC para Empresas Familiares e formação para Conselheiros de Administração. Adicionalmente, Carlos fez um curso sobre GC na Yale Business School, EUA.

Confira os outros PM Talks