Sobre Fibras e Gente

Autor: Bruno Fernandes e Chico Barbosa

Em 1999, Shaul Shani e Amos Genish, dois empresários destemidos, sem experiência no ramo das telecomunicações no Brasil, munidos de um grande sonho e capital restrito, criaram a GVT para fazer frente às grandes companhias do setor. Contrariando todas as probabilidades, a startup cresceu e ganhou relevância em um cenário dominado por gigantes, transformando-se de um pequeno empreendimento de 100 mil reais em uma empresa de 25 bilhões de reais considerada referência no mercado.

Neste livro, o professor Bruno Fernandes e o jornalista Chico Barbosa expõem e analisam os bastidores da construção da GVT. Em uma narrativa com o realismo e a dinâmica de um thriller corporativo, a obra revela os momentos de tensão, dúvida e extrema pressão vividos pelos
executivos da GVT em um caminho cheio de reviravoltas.

Desde o início, Shaul e Amos precisaram lidar com obstáculos, como investidores que fugiam de projetos ligados à área tecnológica e o adiamento da abertura de capital. Enfrentaram, ainda, mudanças na
gestão e a necessidade de ampliar seu campo de atuação, expandindo-se
geograficamente e lançando-se em novos negócios. As sucessivas superações originaram uma cultura calcada em fibras e gente. Investindo em tecnologia e também no potencial de seus funcionários, a empresa criou uma equipe altamente engajada, capaz de se comunicar com o consumidor de forma transparente e diferenciada, com resultados consistentes.

Finalmente, a GVT deu início a um novo ciclo, quando foi adquirida pela Telefónica, após protagonizar uma negociação sem precedentes no cenário mundial de fusões e aquisições, que culminou no maior investimento estrangeiro em um ativo brasileiro desde 1980, no valor de 25 bilhões de reais.

O livro traz aplicações de gestão, tecnologia, finanças, mercado, produtos e as operações que envolvem o entrelaçamento dessas áreas em uma grande corporação. Sobre fibras e gente é uma obra que trata do lado humano por trás de qualquer inovação, superação e determinação.

Confira os outros livros