Artigos / Cases: Pinhão de Ouro

Apresentação

Visando proporcionar um espaço para a divulgação de iniciativas relacionadas ao Triângulo de Talentos, o Project Management Institute – Chapter Paraná (PMI-PR) convidou você, estudante e profissional da área de gerenciamento de projetos, a apresentar artigos, trabalhos, estudos, pesquisas e cases profissionais, que estejam alinhados com o Triângulo de Talentos do PMI, no XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança.

A quem se destinou esta Chamada de Trabalhos?

  • Profissionais envolvidos com gerenciamento de projetos em empresas públicas, privadas e do 3º setor, de áreas diversas;
  • Gerentes e coordenadores de projetos, profissionais aspirantes a cargos de gestão, coordenação e planejamento, professores e pesquisadores na área do gerenciamento, coordenação e planejamento de projetos;
  • Estudantes de graduação e pós-graduação em gerenciamento de projetos e ou áreas afins.

Confira a Lista de Classificados na Primeira Fase Clicando Aqui.

Faça o Download do Edital Clicando Aqui.

As submissões para o Prêmio Pinhão de Ouro foram encerradas dia 20/04/2017! Agradecemos a participação de todos!.

São os vencedores do prêmio Pinhão de Ouro:

Cases Profissionais
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar
TRABALHOS ACADÊMICOS
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar

Os trabalhos relacionados abaixo não estão entre os finalistas mas foram aprovados para publicação no site após o congresso e na plataforma SEER como revista do CBGPL 17.

DEMAIS CASES APROVADOS, MAS NÃO CLASSIFICADOS ENTRE OS FINALISTAS

Os trabalhos selecionados serão disponibilizados no site do evento e os classificados com as melhores avaliações poderão ser publicados em revistas especializadas da área de Gerenciamento de Projetos, além dos seguintes benefícios:

– Inscrição gratuita ao CBGPL17 para 3 (três) autores finalistas do melhor trabalho acadêmico e 3 (três) autores finalistas do melhor case profissional;

– Avaliação do seu trabalho por uma Banca Avaliadora formada por especialistas de todo o Brasil junto à comunidade do PMI;

– Reconhecimento profissional e ampliação do seu networking;

– PDU´s para profissionais certificados conforme regras do Manual de Requisitos de Certificação Continuada (CCR);

O trabalho vencedor em cada categoria fará apresentação ao público e receberá o troféu Pinhão de Ouro, além de um convite exclusivo para participar do cocktail VIP do CBGPL com direito a um acompanhante.

Troféu Prêmio Pinhão de Ouro

Os Troféus de premiação para os ganhadores do “Prêmio Pinhão de Ouro CBGPL 2017” categorias melhor Case Profissional e Artigo Acadêmico estão sendo especialmente criados por Elvo Benito Damo, responsável pelo Atelier Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba, no Parque São Lourenço, um dos mais respeitados ateliers de escultura do país.

Autor de diversas publicações, Elvo tem obras espalhadas por museus do Brasil, acervos públicos e particulares, além de várias esculturas a céu aberto em Curitiba, como a estátua do Cacique Tindiquera, transferida para a Praça Tiradentes, o marco zero da cidade.

Premiado em salões de arte nacionais, representante brasileiro na 2.ª Bienal Internacional de Óbidos em Portugal/ Escultura Contemporânea e também no 5.º Salão Internacional da Pequena Escultura em Budapeste-Hungria, onde recebeu diploma de honra pelo conjunto das obras.

No início de Abril Elvo conduziu a oficina Ação Educativa e visita mediada, como objetivo de aproximar o público da arte vista no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba. Em nome do Cômite Organizador do CBGPL, agradecemos a Elvo Benito Damo pela honra de desenvolver a arte deste importante Prêmio Pinhão de Ouro, reservado a cidadãos que se destacam ao SEMEAREM (daí o nome) valores e conhecimentos para o bem da sociedade.

Dúvidas frequentes

Banca Examinadora

A seguir, apresentamos os integrantes da Banca Examinadora do Prêmio Pinhão de Ouro, cujo presidente é Gianfranco Muncinelli e o Vice-Presidente é Armando Terribili Filho.

 

ANA PAULA ARBACHE

Pós-doutora em Educação/ PUC/SP. Doutora em Educação/PUC-SP. Mestre em Educação/ UFRJ. Certificada MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da FGV. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Serviços Educacionais e Treinamento. Autora e organizadora de obras nas áreas de Recursos Humanos, Gerenciamento de Projetos e Sustentabilidade. Certificada Coaching IBC. Mentora Capítulo PMI/SP. Gestora do blog arbache.com/blog e palestrante em encontros nacionais e internacionais.

 

ANDRÉ CARNEIRO GIANDON

Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Construção Civil com ênfase em Gerenciamento. Mais de 10 anos de experiência com gerenciamento de programas e projetos, atua como consultor em gestão de negócios pela GPMG Consultores Associados. Idealizou a Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da UEM – Universidade Estadual de Maringá. Desde 2002 é professor em Cursos de Pós-Graduação e MBAs. em Gerenciamento de Projetos. Lecionou em organizações como GVT, COPEL, Unimed Maringá, Grupo CR ALMEIDA, Grupo GTFoods, PETROBRAS, BOSCH, POSITIVO INFORMATICA, LACTEC, ESIC, SENAC-SP, UniCesumar, UNIVERSIDADE POSITIVO, PUC-PR, Governos Estaduais e Prefeitura Municipal de Curitiba. Foi palestrante no 4° Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, membro do conselho fiscal do PMI Paraná Chapter, revisor técnico do material didático da pós-graduação em gestão de projetos da UniCesumar e instrutor de cursos preparatórios para certificação PMP.

 

ANDRÉ RICARDI

Diretor de Programa no Project Management Institute | PMI – Capítulo São Paulo. Especialista em gerenciamento de projetos há mais de 20 anos, com atuação em projetos nacionais e internacionais em empresas financeiras, de logística, comércio exterior e indústria. Autor do método Preparatório PMP® utilizado pela EasyBOK e dos workshops Easy Life,EasyDay, EasyWeek e EasyExpert. Autor do livro “EASYBOK: Um Guia de Sobrevivência para o Gerente de Projetos”. É coordenador dos cursos de pós-graduação “Gerenciamento de Projetos — Práticas do PMI” e “Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO” do SENAC.

 

ARMANDO TERRIBILI FILHO

Fundador e Diretor Executivo da Impariamo, doutor em Educação pela UNESP, pós-doutor em metodologias de gerenciamento de projetos, mestre em Administração. Professor da Universidade Positivo, ESIC, ISAE e UNIVALI em cursos de pós-graduação. Detém a certificação PMP desde 2003. Certificado nos EUA como Black Belt. Autor dos livros: Indicadores de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Projetos em 7 passos, Gerenciamento dos Custos em Projetos (da coleção Grandes Especialistas Brasileiros). Coautor em: Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos e Negociação em Projetos. Tem publicações científicas na Itália, Espanha, Portugal, EUA, México, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e Brasil. Trabalhou na Unisys Brasil por mais de 25 anos e empresas como Alcan, Spal (Coca-Cola em S. Paulo), J.W. Thompson e Copebrás. Foi professor titular doutor da FAAP de São Paulo, com atuação por mais de 10 anos na instituição, tendo sido o Editor da Revista Estratégica.

 

DEBORAH SELISTRE OSORIO

PMP, Auditora Líder da Qualidade, Bacharel em Comunicação Social (FAMECOS / PUCRS), Especialista em Marketing (FACE / PUCRS), em Estratégia Empresarial (FACE / PUCRS), e em Gestão de Projetos (FGV), mestranda em Engenharia de Produção (PPGEP / UFRGS), pesquisadora do PPGEP / UFRGS, professora do MBA em Gerenciamento de Projetos da FAHOR e consultora em gestão de projetos e de processo, voluntária e instrutora do PMI-RS.

 

DENISE OLDENBURG BASGAL

Doutora em Administração pela Universidade Nacional de Misiones – Argentina, Mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Superior de Ciencias e Tecnologia de Lille – França, especialista em Administração de Cidades pela Universidade de Tecnologia de Compiegne – França, Team Management pela FGV e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná. É empresaria, consultora, professora da FGV e autora de trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

 

EMÍLIO AUGUSTO BARBOSA

Consultor com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos e consultoria em estruturação de metodologias, escritórios de projetos e gestão estratégica. É também professor de cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e palestrante nas áreas de gerenciamento de projetos e gestão estratégica. Foi diretor fundador e ex-presidente do Chapter PMI-ES. É membro do Conselho de Representantes da FINDES – Federação das Indústrias do Espírito Santo e também membro da Câmara de Assessoramento de Inovação da FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Diretor de Operações da PMO Global Alliance (PMO TOOLS).

 

FÁBIO PITORRI

Fabio Pitorri tem 15 anos de experiência atuando como mentor, consultor, palestrante, pesquisador e docente em gestão de projetos, programas, portfólio e temas relacionados. Mestre em gestão internacional pela Georgetown University (EUA) e Mestre em administração de negócios pela ESADE Business School (Espanha), está entre os 5 do mundo que possui 7 credenciais oferecidas pelo Project Management Institute (PfMP, PgMP, PMP, PMI-RMP, PMI-SP, PMI-ACP e CAPM) e, além destas, detém as seguintes certificações: Black Belt em Seis Sigma pela American Society for Quality, CSM e CSPO pela ScrumAlliance, PRINCE2 Practitioner pela APMG/OGC e MCTS pela Microsoft.

 

FERNANDO DESCHAMPS

Fernando Deschamps é Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC, 2002), Administrador de Empresas (UDESC, 2004), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2013) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR e do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, além de sócio da Kaizendo Soluções para Melhoria. Coordena o Curso de Especialização em Gestão de Projetos em Engenharia da PUCPR desde 2007. É Presidente da Seção Brasil da American Society for Engineering Management (ASEM). Tem experiência e atuação profissional na área de gestão em engenharia, com ênfase em temas associados a automação, sistemas de informação industriais, avaliação de desempenho e engenharia de organizações (gestão de projetos e gestão de processos).

 

GIANFRANCO MUNCINELLI

Engenheiro Eletricista (UFSC), em doutoramento no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR), Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR), MBA em Gestão Comercial (FGV), Executive Program in Project Management (The George Washington University – EUA), Especialista em Telecomunicações (PUCPR), Especialista em Gestão Empresarial (UFSC) e Especialista em Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (UFSC). Exerceu cargos gerenciais em empresas como NET, Brasil Telecom, GVT, Between do Brasil e Oi. Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento, Consultor da El-Kouba Consultores Associados e professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE/FGV, UFPR e Steinbeis University (Berlin – Alemanha), dentre outros. Membro do corpo de revisores da Revista do IEEE América Latina (Institute of Electrical and Electronic Engineers). Possui formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Hipnose Terapêutica, Andragogia e Coaching. Membro da IPMA e do PMI.

 

JUNIO PEREIRA VIEIRA

Bacharel em Administração de Empresas com habilitação em comércio exterior, especialista em gerenciamento de projetos pela PUC Minas. 10 anos de experiência na indústria, boa parte deles em finanças e nos últimos 4 anos como membro da equipe de projetos de grande visibilidade nas áreas da construção civil e indústria têxtil na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Voluntário na diretoria de programas do PMIMG desde 2013 e um dos responsáveis pelas webinars do chapter.

 

MARCANTONIO FABRA

Mestre em Logística e graduado em Informática pela PUC-RJ, MBA em Gerência de Projetos pela FGV-RJ, certificado PMP e Master in Project Management pela George Washington University. Acumulou mais de 20 anos de experiência como gerente de projetos em empresas como Oi, Vivo e IBAM.
Atualmente atua em consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos com a sua empresa Acreditar Empreendimentos. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, CCE, IAG, Projectlab e FGV, com mais 30 anos de experiência acadêmica.

 

MARCELO CARVALHO MARTINS

MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Graduado em Sistemas de Informação pela FURB. Possui as Certificações Project Management Professional (PMP®) desde 2009, Risk Management Professional (PMI-RMP®), Cobit 5.0, ISO 20.000 e ITIL Expert. É professor em cursos de MBA na FIAP de São Paulo, professor convidado na Uniasselvi, em Santa Catarina e SENAC no Estado de São Paulo. É articulista do site TI Especialistas e criador do site e blog “O Gerente de Projetos”. Possui experiência de mais de 14 anos em Gerenciamento de Projetos. Atuou em empresas como TIM, Bunge Alimentos, Perdigão, Deloitte e Pepsico, nas quais gerenciou projetos nacionais e internacionais dos mais variados portes e complexidades. Atuou como Presidente do Conselho Fiscal e Vice-Presidente de Administração e Finanças do PMI no chapter de Santa Catarina entre 2009 e 2011. Atualmente é Gerente de PMO na Senior Sistemas, responsável por uma carteira de mais de 300 projetos em todo o Brasil.

 

MÔNICA MANCINI

CEO/CIO da MM Project, Diretora de Programas do PMI São Paulo (Gestão 2015-2016). Coordenadora dos Grupos de Trabalho de Internet das Coisas do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas (IoT). Prêmio Diretora do Ano de 2015 do PMI São Paulo. Prêmio Voluntária do Ano 2012 do PMI-SP. Pós-Doutoranda em Sistemas de Informação/Projetos/USP (2017), Gestão Estratégica de EAD/Senac (2017), MBA Gestão Empresarial/FGVSP (2008), Doutorado Ciências Sociais (2005), Mestrado Adm/PUCSP (1999), Esp. Adm Industrial/USP (1992) e Graduação Análise de sistemas/FASP (1989). Possui as Certificações PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen. Organizadora dos Eventos: 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos e 15º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos e Happy Hours do PMI São Paulo. Possui mais 30 anos de experiência na área de projetos e tecnologia em empresas nacionais e estrangeiras. Escreveu 2 capítulos no livro “Fundamentos Sistemas de Informação” da FEA-USP: “Gerenciamento de Projetos” e “Questões sociais, legais e éticas em Sistemas de Informação (Editora Elsevier, 2014). Executiva e docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu Mackenzie, FASP, UMC, FIAP, Uniban e Uninove, entre outras em MBA´s em Governança de TI, Inovação Tecnológica, Projetos, Sistemas de Informação e Internet das Coisas (IoT).

 

OVIDIO FELIPPE PEREIRA DA SILVA JÚNIOR

Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC-2006), Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC-2000), Especialização em Organização, Sistemas e Métodos (UFSC-1990), Especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria (UNIVALI-1993), Graduação em Administração de Empresas – Análise de Sistemas de Informação (PUCRS-1984). Coordenador do MBA em Gerência de Projetos, Coordenador da especialização em Engenharia de Produção, Processos e Qualidade. Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração. Professor titular da UNIVALI. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Administração, Ciência da Computação, com ênfase: Gerência de Projetos, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Sistemas de Informação, Inteligência Competitiva, Liderança e Coaching. Autor dos livros: Sistemas de Informação de Marketing; Empreendedorismo: a base do sucesso; Gestão de Projetos em Business Intelligence.

 

VALERIA GUTIERREZ

Vinte e cinco anos de experiência na área de Tecnologia de Informação. Habilidades técnicas em estratégia, gestão e implantação de Projetos e Serviços de TI. Experiência em consultoria, liderança, análise de problemas, escritórios de projetos, gestão de projetos e programas, gestão de conhecimento e comunidades de práticas, fábricas de software, treinamento, comunicação, liderança e riscos. Consultora pela VM&CG Consultoria. Foi Gerente de Aplicações Senior na Capgemini, Gerente de Projetos Senior pela Sonda IT para o Cliente Petrobras e Diretora de Projetos na Unisys Brasil.
Professora convidada para ministrar as disciplinas de Comunicação, Riscos e Maturidade de GP nos cursos de pós-graduação e MBA:
• UERJ – Faculdade de Engenharia Industrial- MGP (Master em Gerência de Projetos)
• UFF/LATEC – MBA Gerenciamento de Projetos

 

WANDERLEI MARINHO DA SILVA

Wanderlei Marinho da Silva é Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília, Especialista pela University of Manchester Institute of Science and Technology, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Atua como Coordenador Acadêmico do Módulo Internacional in Project Management na George Washington University School of Business em Washington, DC, em parceria com o ISAE-FGV e desenvolve atividades profissionais no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, no Programa Nuclear da Marinha do Brasil. É professor da FGV – IDE Management em diversos cursos de MBA e professor do curso de Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT. É membro do PMI – Project Management Institute – USA, do PMI – Chapter São Paulo e da SAE – Society of Automotive Engineers – Brasil. Na SAE atua no Comitê de Veículos Elétricos, na Seção São Paulo, e instrutor dos cursos de Veículos Elétricos e Híbridos e de Sistemas Eletrônicos Embarcados. É revisor das revistas do Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE – USA, já publicou cerca de 35 artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, e já atuou em um amplo conjunto de programas e projetos estratégicos nos setores de alta tecnologia. É sócio na Empresa Advisor Educação Executiva Treinamento e Serviços Ltda.